quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Compostagem

A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica formando um composto. A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. 

A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica formando um composto. A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim.
A compostagem é largamente utilizada em jardins e hortas, como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.
Quanto maior a variedade de matérias existentes em uma compostagem, maior vai ser a variedade de microorganismos atuantes no solo.

Para iniciantes, a regra básica da compostagem é feita por duas partes, uma animal e uma parte de resíduos vegetais.

Os materiais mais utilizados na compostagem são cinzas, penas, lixo doméstico, aparas de grama, rocha moída e conchas, feno ou palha, podas de arbustos e cerca viva, resíduos de cervejaria, folhas, resíduos de couro, jornais, turfa, acículas de pinheiro, serragem, algas marinhas e ervas daninhas.
 Cinzas   As cinzas de madeira provenientes de lareiras ou de fogão a lenha são uma ótima fonte de  potássio para os horticultores orgânicos, pois a utillizam na prevenção de pragas.  As cinzas  das cascas de banana, limãi, pepino e cacau possuem alto teor de fósforo e potássio.
 As cinzas de madeira podem ser acrescentadas às pilhas de compostagem, mas perdem  muito de seus valor se ficarem expostas ao excesso de chuva, pois o potássio lixivia  facilmente.
 Penas  As penas de galinha, peru e outras aves são muito ricas em nitrogênio, podendo ser  aproveitadas e acrescentadas às compostagens.
 Lixo Doméstico   Praticamente todo o lixo orgânico de cozinha é um excelente material para  decomposição.  Em uma composteira devemos evitar despejar gordura animal, pois esta  tem uma  difícil degradação. Restos de carnes também devem ser evitados porque  costumam atrair animais, vermes e moscas além de causar mal cheiro.
 Aparas de grama  As aparas de grama são matéria orgânica muito rica em nutrientes. Nas pilhas de  compostagem são ótimos isolantes térmicos e ajudam a mantes as moscas afastadas.
 Rocha  moída e  conchas  Rochas e conchas possuem muitos minerais necessários para o crescimento das plantas. Ostras moídas, conchas de bivalvos e de lagostas podem ter o mesmo efeito de rocha  moída e susbstituir o calcário.
 Podas de  arbustos e  cerca viva  São volumosos e difíceis de serem degradados. Acrescentados na compostagem deixam a pilha volumosa e com fácil penetração de ar.
 Resíduos  de  cervejaria Este tipo de resíduo enriquece o composto, mas costuma ser bastante úmidos, não ce
 Folhas   As folhas parcialmente apodrecidas são muito semelhantes ao húmus puro. Para mais fácil decomposição das folhas em uma pilha de compostagem, recomenda-se que  misture as folhas com esterco.
 Resíduos  de couro  Pó de couro é muito rico em nitrogênio e fósforo, pode ser abundante e barato.
 Jornais  Há algumas controvérsias de se colocar jornais na pilha de composto. Os jornais são uma grande fonte de carbono na sua compostagem, desde que se utiliza em pequena  quantidades. 
Turfa  Em termo de nutrientes a turfa não acrescenta nada na compostagem, mas pode absorcer toda a umidade existente.
 Acículas de  pinheiro São consideradas um bom melhorador da textura do composto. Apesar de se tornar levemente ácida na pilha, outros materiais irão neutralizar os efeitos ácidos.
 Serragem   Apresenta degradação extremamente lenta. A melhor maneira é alternar a serragem com o esterco.
 Algas marinhas  São ótimas como fonte de potássio, se degradam facilmente e podem ser misturadas com qualquer outro material volumoso, com a palha. Também são muito ticas em outros  nutrientes, comi o boro, iodo, cálcio, magnécio entre outros.
 No jardim deve ser aplicado a cada 3 ou 4 anos em grandes quantidades. Para o hosticultor as algas marinhas mantém a pilha isolada termicamente durante o inverno.
 Ervas daninhas  É ótima como matéria orgânica para o solo, mas deve-se acrescentar muito esterco ou outro material rico em nitrogênio, para que as altas temperaturas não permitam que as  sementes germinem, assim evitando trabalhos futuros e o desperdício deste resíduo.

Alguns resíduos, como o sabugo de milho, de maçã, casca de citrus, talo de algodão, folhas de cana, folhas de palmeira, casca de amendoim, de nozes, pecan e amêndoa são de difícil degradação, porém, possuem muito nitrogênio e matéria orgânica. Recomenda-se que sejam picadas em pedaços menores para que se degradem mais facilmente.
Para manter sua pilha volumosa e com força, pode-se acrescentar terra, calcário ou húmus, já areia, lama e cascalho adicionam poucos nutrientes.
Para a boa degradação dos componentes de uma pilha é necessário evitar alguns resíduos, como o carvão mineral e vegetal, papel colorido, plantas doentes, materiais não biodegradáveis, fezes de animais de estimação, lodo de esgoto, produtos químicos tóxicos entre outros. 
 Carvão mineral e vegetal  As cinzas de carvão mineral possuem uma quantidade excessiva de enxofre e ferro  que são tóxicos para as plantas, além de apresentarem muita
 Papel colorido   Recomenda-se não adicionar nenhum tipo de papel colorido na compostagem,  devido as tintas tóxicas e não biodegradáveis. Além disso, atualemte há muitas  campanhas para a reciclagem de papéis.
 Plantas doentes  Para adicionar plantas doentes no composto é preciso um processo de  compostagem ideal para garantir a completa dstruição de organismos patogênicos  que causam doencas.
 Resíduos não  biodegradáveis   Resíduos de plásticos, vidros, alumínios e roupas possuem material sintético que  não são biodegradáveis, que poderão prejudicar o solo. A borrracha natural é  biodegradável, mas tem lenta degradação.
Fezes de animais de estimação   Deve evitar a adição de fezes de animais, pois podem conter organismos perigosos  que podem conter organismos perigosos que podem transmitir doenças.
Lodo de esgoto  Este resíduo merece um cuidade especial com altas temperaturas para a eliminação  de metais tóxicos e de organismos patogênicos.
Produtos químicos tóxicos  Deve-se evitar colocar inseticidas, pesticidas e venenos na pilha. Estes produtos são  nocivos aos microorganismos que ajudam na degradação e aeração do solo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário