quinta-feira, 27 de agosto de 2009

 Gimnospermas
As gimnospermas são as primeiras plantas a produzirem flores (inflorescências) e sementes, porém não produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente) .
As gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros, ciprestes e sequóias. No Brasil uma gimnosperma nativa é a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná.
Pinheiro do Paraná
Pinheiro do Paraná
As flores da gimnosperma são chamadas de cones ou estróbilos.
Essas flores são de um só sexo, masculino ou feminino.
As gimnospermas estão mais adaptadas às regiões temperadas Chegam a formar vegetações como as taigas no Hemisfério Norte e a mata de araucária no sul do Brasil.
As sequóias são gimnospermas de grande porte e ocorrem na Califórnia (Estados Unidos). Essas plantas chegam a atingir 120 metros de altura e seus troncos podem chegar a ter diâmetro de 12 metros.
Estima-se que as sequóias atuais tenham aproximadamente 4000 anos de idade.

 Angiospermas

As angiospermaspossuem como característica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo são conhecidas como plantas frutíferas.
Ipe
As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de hábitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos.
Economicamente, as angiospermas representam uma fonte de inestimável importância para o homem. Seus órgãos, como raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos, podem servir de alimento para a população humana. Além disso, servem, também como fontes de matéria-prima para as mais diversas atividades humanas e industriais.
As angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas e o das dicotiledôneas.
A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por semente.
São exemplos de monocotiledôneas: Alho, cebola, aspargo, abacaxi, bambu, grama, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, milho, gengibre e palmeiras em geral: coco-da-baía, babaçu, etc.
São exemplos de dicotiledôneas: Vitória-régia, eucalipto, abacate, rosa, morango, pêra, maçã, feijão, ervilha, goiaba, jabuticaba, algodão, cacau, limão, maracujá, cacto, mamona, mandioca, seringueira, batata, mate, tomate, jacarandá, café, abóbora, melancia, etc.
A formação da semente
Nas angiospermas a fecundação se dá quando o núcleo masculino (proveniente do grão de pólen) e o núcleo feminino (oosfera, proveniente do óvulo) se encontram, formando o zigoto, ainda no ovário da flor.
O zigoto, uma célula simples, sofre então muitas divisões celulares e dá origem a um pequeno embrião, pluricelular.
O óvulo fecundado desenvolve-se formando então uma semente. Ela contém um embrião e substâncias nutritivas que o alimentarão quando a semente germinar.
A formação de uma ou mais sementes no interior de um ovário provoca o seu desenvolvimento e ele, crescendo muito origina um fruto, enquanto murcham todas as demais partes da flor.


 

Os seres vivos estão dividididos em 5 Reinos:

  1. O Reino Monera : tem seres vivos unicelulares e procariontes. Exemplos : As Bactérias e as Algas Azuis.
  2. O Reino Protista: seres vivos unicelulares e eucariontes. Exemplos: As amebas e os paramércios
  3. O Reino dos Fungos (ou Fungi) : são os seres vivos pluricelulares ou unicelulares, eucariontes e heterotróficos. Exemplos: Cogumelos
  4. O Reino Animal: são os seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos. Exemplos: o Homem, a Girafa, a Minhoca, a Barata,…
  5. O Reino das Plantas ( ou Vegetal): tem seres vivos pluricelulares, eucariontes e autotróficos. Exemplos: a mangueira, o pinheiro,… 
  6. Estas figuras acimas são angiospermas e gimnospermas... 
Neste último Reino, nós encontramos várias divisões : as algas, as briófitas ( que a gente conhece como os musgos), as pteridófitas ( as samambaias) , as gimnospermas e as angiospermas. Agora vamos as diferenças ?
O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos. O nome Gimnosperma tem duas partes que vem do grego : gmnos = nu e sperma = semente. Por isso é o Grupo das “sementes nuas “, sem o fruto que as protege. Essa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio. Um exemplo é o Pinheiro que usamos no Natal.
O outro grupo das Angiospremas é composto por plantas com sementes e com frutos. Também, o nome Angiosperma é feito de duas partes gregas : angio = vaso e sperma= semente. Ou seja: é a semente protegida pelo fruto. É a divisão onde encontramos mais espécies, que são encontradas em vários ambientes. Exemplos: a mangueira, a rosa, a grama e a orquídea.
Fácil de doer, não acha ?

 fonte: todabiologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário