segunda-feira, 9 de agosto de 2010

As aranhas

As Aranhas

Importância das aranhas para o meio ambiente

As aranhas são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico pois, sendo carnívoras, alimentam-se principalmente de insetos que prendem nas teias ou que caçam ativamente, usando o veneno.

Inimigos Naturais

Seus inimigos naturais são predadores ocasionais como pássaros, sapos, lagartixas. Elas também são canibais e é freqüente que os filhotes saídos de uma ooteca se entre devorem, restando apenas os mais aptos a sobreviverem. Há ainda inimigos especializados como parasitas (ácaros) e vespas que depositam os seus ovos no abdômen das aranhas que servirá de alimento para as larvas. O homem, procurando quase sempre matar as aranhas que surgem na sua frente e também indiretamente, empregando agrotóxicos e destruindo o seu habitat, pode ser considerado um grande inimigo.

As aranhas e o perigo para o homem

As aranhas perigosas já são conhecidas desde Sócrates e Aristóteles. As primeiras citações de acidentes humanos causados por aranhas, nas Américas, são de Robie (1723) e de Hulse (1839).

O número de espécies realmente causadoras de acidentes graves não ultrapassa o de 30 em todo o mundo e pertencem apos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus. Outras espécies, não pertencentes a estes gêneros, podem picar, porém geralmente a conseqüência é apenas uma dor local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário