quarta-feira, 18 de agosto de 2010
ídeo
ESTE VÍDEO É DEZ!!!!!!!!!EXPLICA TUDO DIREITINHO....
fonte: youtube.com
Marcadores:
Vídeo Esquistossomose(doença)
terça-feira, 17 de agosto de 2010
RECICLANDO O OLÉO
O óleo de cozinha é outro resíduo que, quando descartado de forma inadequada, pode poluir o meio ambiente. Essa é uma informação já bastante difundida. Mas o que deve ser feito com esse tipo de resíduo? Ele deve ser armazenado em um recipiente com tampa (uma garrafa PET ou um recipiente de vidro, por exemplo) e destinado para a coleta seletiva. Atualmente, este resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel. Quando não houver a opção de encaminhar para a reciclagem, este resíduo deve ser descartado (sem ser retirado do recipiente onde ele foi armazenado) junto ao lixo comum, e não despejado na rede de esgoto.
Veja nos links abaixo mais informações sobre os pontos de coleta e a destinação do óleo
- Ecóleo: www.ecoleo.org.br
- Óleo e óleo: www.oleoeoleo.com.br
- Bioauto: www.bioauto.com.br
- Instituto PNBE de Desenvolvimento Social: www.institutopnbe.org.br
- Lirium: www.liriumreciclagem.com.br
- Instituto Triângulo: www.triangulo.org.br
Veja nos links abaixo mais informações sobre os pontos de coleta e a destinação do óleo
- Ecóleo: www.ecoleo.org.br
- Óleo e óleo: www.oleoeoleo.com.br
- Bioauto: www.bioauto.com.br
- Instituto PNBE de Desenvolvimento Social: www.institutopnbe.org.br
- Lirium: www.liriumreciclagem.com.br
- Instituto Triângulo: www.triangulo.org.br
fonte: ambiente.sp.gov.br
PERGUNTE O QUE SEU CANDIDATO ACHA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O Fórum Amazônia Sustentável, um movimento que reúne ONGs, empresas e governos, está promovendo um ciclo de debates com os principais candidatos à presidência. A primeira entrevistada é Marina Silva (PV). O debate será às 10h do dia 14, no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. Ele será transmitido ao vivo pela internet no site do Fórum Amazônia Sustentável. O mediador será o pesquisador Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Os internautas também poderão mandar perguntas antecipadamente para os candidatos no menu Tópicos de Discussão, do site do Fórum. Quem estiver em Manaus poderá participar do evento. Basta se inscrever pelo endereço eletrônico: faz@imazon.org.br fas@imazon.org.br.
Depois de Marina, será a vez de José Serra (PSDB) no dia 19 de agosto em Belém. A candidata petista, Dilma Roussef ainda não confirmou a data de sua participação. Mas sua assessoria aceitou o convite da organização do evento.
O Fórum Amazônia Sustentável reúne 205 associados. Entre eles, organizações sociais, empresas, trabalhadores rurais, representantes de comunidades tradicionais, indígenas, pesquisadores e governos locais.
(Alexandre Mansur)
http://colunas.epoca.globo.com/planeta/
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
OLÁ PESSOAL!!! AQUI VÃO ALGUMAS ATIVIDADES PRA VOCÊS ESTUDAREM PARA O NOSSO TESTE...
NÃO SE ESQUEÇAM DE REGISTRAR AS RESPOSTAS NO CADERNO, VOU PASSAR OLHANDO DEPOIS, OK.
VÍDEOS - Insetos, moluscos, esperem postarei mais....
fonte: youtube.com
NÃO SE ESQUEÇAM DE REGISTRAR AS RESPOSTAS NO CADERNO, VOU PASSAR OLHANDO DEPOIS, OK.
DIVIRTAM-SE!!!!!!!!!
REVISÃO PARA O TESTE (Invertebrados-Parte I)
1. Cite três principais características dos poríferos.
2. Por que dizemos que os poríferos são animais filtradores?
3. Cite três características dos cnidários e dê exemplos.
4. Que tipo de animais estão dentro do grupo dos platelmintos?
5. Desenhe e explique o ciclo da Esquistossomose e diga o tipo de platelminto causador desta doença e as formas de prevení-la.
6. Como uma pessoa pode adquirir teníase e cisticercose?
7. A ascaridíase é uma doença causada por um nematelminto(nematódeo), explique como uma pessoa pode adquirir esta doença e o que sente uma pessoa infectada com este verme?
8. Diferencie desenvolvimento direto de desenvolvimento indireto nos insetos.
9. Dê três caracterísiticas da classe dos insetos.
10. O que significa muda ou ecdise que ocorre nos artrópodes?
11. Quem são os representantes dos quilópodes e diplópodes?
12. Dê exemplos de aracnídeos e diga quais medidas devemos tomar para evitar acidentes com animais peçonhentos?
13. No inverno somos acometidos por diversas alergias como a rinite que é causada pelos ácaros encontrados no pó doméstico, em carpetes, em bichos de pelúcia. Os ácaros são seres microscópicos, diga a classe a que eles pertencem?
14. Os platelmintos têm sistema digestivo completo. Justifique.
15. Os anelídeos são monóicos ou dióicos? Explique brevemente como ocorre sua reprodução.
16.Qual é a importância das minhocas para a agricultura?
fonte: youtube.com
Marcadores:
REVISANDO PARA O TESTE-RENO ANIMAL
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Armadeira ou Aranha da banana
fonte: www.saudeanimal.com.br
fonte: www.saudeanimal.com.br
Nome Científico: Phoneutria spp
Identificação: Agressivas e valentes; espinhos negros implantados no corpo; coloração cinza com 2 a 3 cm de comprimento; fórmula ocular: 2 olhos na 1ª fila, 4 olhos na 2ª fila e 2 olhos na 3ª fila, implantados na cabeça. O corpo é coberto por pêlos curtos, aderentes, amrrons acizentados, o segmento basal da quelícera tem pêlos vermelhos. No dorso do abdômen há pares de manchas claras formando uma faixa longitudinal e desta seguem filas laterias oblíquas de manchas menores. O ventre da fêmea é negro e do macho alaranjado, apresentando o macho um colorido geral mais claro, amarelado. As pernas apresentam espinhos negros implantados em manchas claras.
Ação do veneno (peçonha): Neurotóxica. São responsáveis pleo mais número de acidentes de aranhas. O veneno desta aranha costuma agir mais rapidamente do que a da maioria das serpentes. Há registro de mortes de crianças, seis a doze horas após o cidente, bem como de alguns adultos. Composição do veneno: a composição do veneno foi estudada por Schenberg e Pereira Lima (1966) que registram polipeptídes básicos de peso molecular aproximado de 5 a 6.000 D.
O ataque: Todas as espécies são causadoras de acidentes pois ao se sentirem ameaçadas procuram picar. Assumem uma atitude típica, apoiando-se nos dois pares de pernas traseiras, erguendo os dois dianteiros e os papos, abrindo os ferrões, eriçando os espinhos. Acompanham o moviemnto do agressor procurando a defesa no ataque. São muito rápidas.
Onde são encontradas: As estatisticas demonstram que a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, nos quintais, jardins (quando se removem utensílios) e, principlamente, em casas campestres e de veraneio. Escondidas dentro dos sapatos, costumam picar os dedos dos pés da vítima.Tornam-se mais ativas nos meses de acasalamento ( em São paulo: março/abril) quando podem ser encontradas inclusive dentro de casa, escondendo-se em sapatos, atrás de cortinas, no meio da roupa.
Distribuição geográfica: Ocorre em toda América do Sul. Pelo fato de abrigarem-se em cahcos de banan são exportadas para outros países.
Habitats: As armadeiras não constroem teias. São crespusculares e noturnas, alojando-se em locais escuros, buracos na terra ou sob a vegetação , entre folhagens de arbustos, sob troncos de árvores, no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros ou palmeiras derrubadas ao chão ou dentro das bainhas das bananeiras, inclusive entre os cachos de frutas.
Sintomatologia:
- Dor local e generalizada pelo membro atingido;
- Pulso rápido, febre e sudorese, principalmente na nuca;
- problemas respiratórios, vômitos, vertigens e dificuldades de acomodação visual;
- morte por asfixia, principalmente em crianças.
Viúva-negra
Nome Comum: Viúva-negra
Nome Científico: Latrodectus mactans
FILO: Arthropoda
CLASSE: Arachnida
ORDEM: Araneida
FAMÍLIA: Theridiidae
Nome em Ingês: Black widow Comprimento: 12 mm (fêmea) Envergadura: 50 mm (fêmea). O macho é um pouco menor. Distribuição: EUA, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Ilha do Caribe, Jamaica, Haiti, república Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Paraguai, A viúva-negra tem péssima reputação e não é sem razão: sua picada é realmente perigosa. Provoca dores, cãibras e distúrbios nervosos, ou até a morte, no caso de pessoas debilitadas. Na verdade, só algumas fêmeas são grandes o bastante para serem perigosas; geralmente, elas não são agressivas e sua primeira reação ao perigo é se esconder. Existem numerosas subespécies de viúvas-negras, distribuídas pela maioria das regiões quentes. A mais venenosa delas é a do sul dos estados Unidos. São aranhas de porte médio, corpo preto-brilhante e freqüentemente com uma mancha vermelha no abdome, que é muito grande em relação ao corpo e quase esférico. Fazem suas teias em lugares sombrios e frescos, o que explica a sua preferência por casas. Quando um inseto pousa em sua teia, a viúva-negra é avisada pelas vibrações dos fios. Ela corre e envolve sua vítima numa rede espessa de fios antes de aferroá-la com suas quelíceras, pinças ocas que injetam o veneno. Após o acasalamento, a fêmea devora o macho. O casulo onde os ovos são depositados é maior que o corpo da aranha. Dele saem dezenas de filhotes.
Nome Científico: Latrodectus mactans
FILO: Arthropoda
CLASSE: Arachnida
ORDEM: Araneida
FAMÍLIA: Theridiidae
Nome em Ingês: Black widow Comprimento: 12 mm (fêmea) Envergadura: 50 mm (fêmea). O macho é um pouco menor. Distribuição: EUA, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Ilha do Caribe, Jamaica, Haiti, república Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Paraguai, A viúva-negra tem péssima reputação e não é sem razão: sua picada é realmente perigosa. Provoca dores, cãibras e distúrbios nervosos, ou até a morte, no caso de pessoas debilitadas. Na verdade, só algumas fêmeas são grandes o bastante para serem perigosas; geralmente, elas não são agressivas e sua primeira reação ao perigo é se esconder. Existem numerosas subespécies de viúvas-negras, distribuídas pela maioria das regiões quentes. A mais venenosa delas é a do sul dos estados Unidos. São aranhas de porte médio, corpo preto-brilhante e freqüentemente com uma mancha vermelha no abdome, que é muito grande em relação ao corpo e quase esférico. Fazem suas teias em lugares sombrios e frescos, o que explica a sua preferência por casas. Quando um inseto pousa em sua teia, a viúva-negra é avisada pelas vibrações dos fios. Ela corre e envolve sua vítima numa rede espessa de fios antes de aferroá-la com suas quelíceras, pinças ocas que injetam o veneno. Após o acasalamento, a fêmea devora o macho. O casulo onde os ovos são depositados é maior que o corpo da aranha. Dele saem dezenas de filhotes.
Quadro clínico: A sintomatologia do envenenamento parece ser a mesma no mundo inteiro, variando apenas em pequenos detalhes: no local da picada, não se observa anomalia alguma, a dor, intensa, irradia-se, generalizando-se pelo corpo e concentrando-se nas articulações e nos órgãos internos revestidos de musculatura lisa. Pode haver elevação de temperatura no começo e mais tarde, é mais comum, porém, baixa temperatura, com calafrios, tremores, cãibras, principalmente nas pernas, pés e dedos dos pés, que se encurvam. Palpitações cardíacas, suores frios, retenção de urina, convulsões tetânicas, estados dolorosos das vísceras são comuns, à medida que o envenenamento se propaga.
Tratamento: O tratamento consiste na aplicação de medicamentos antialérgicos, cardiotônicos e calmantes.
IMPORTANTE: Toda pessoa agredida por aranhas deve ser encaminhada ao Pronto Socorro e se possível levar a aranha para identificação. Lembre-se sempre que a rapidez de atendimento em acidentes com qualquer animal Peçonhento pode significar a diferença entre a vida e a morte. A auto medicação pode ser fatal e não deve ser realizada. Procure sempre um médico e o pronto socorro mais próximo.
Aranha-marrom
Nome Científico: Loxosceles
Nome em Ingês: Brown Spider ou Violin Spider
Identificação: É a menor aranha entre as mais perigosas (Corpo 7-12 mm). Por causa dos hábitos noturnos e seu tamanho, passam desapercebidas pelo homem e podem então proliferar-se extraordinariamente. Os machos têm corpo menor e pernas relativamente mais longas. O cefalotórax é baixo, isto é, não ultrapassa, em altura, o abdômen, os olhos são seis, reunidos em três pares de quelíceras são soldadas na base. Todas apresentam um colorido uniforme que varia do marron claro até o escuro, podendo apresentar no cefalotórax um desenho amarelo em forma de estrela (L. gaucho). As fêmeas alcançam a maturidade sexual em média aos 328,5 dias e os machos em 454,7 dias. Uma fêmea pode produzir até 15 ootecas que contêm de 22 a 138 ovos. A duração de vida é de 1536 dias para as fêmeas e 696 para os machos que acasalaram.
O ataque: Não são aranhas agressivas e a maioria dos acidentes (cerca de 80%) ocorrem dentro de casa. Elas picam quando são comprimidas contra o corpo da vítima, dentro de roupas , toalhas de banho e na cama.
Onde são encontradas: São aranhas domiciliares que se alojam, de preferência, nos armários, roupas e sapatos velhos. Comprimidas ao corpo da vítima quando esta se vete ou calça o sapato, desferem seu ataque. As picadas atingem, com mais freqüência, os antebraços, braços e ombros, colo, nuca, rosto, tórax, ventre e, mais raramente, outras partes do corpo.
Distribuição geográfica: Gertsh (1959 e 1967) fez uma revisão das espécies do gênero Loxosceles, que ocorrem o continente americano; citou 18 espécies para a América do Norte, Central e Antilhas e 30 para a América do Sul.
Lista de algumas das espécies:
L. rufescens - Cosmopolita; EUA, onde foi introduzida e provavelmente América Central e do Sul e em diversas ilhas do Oceano Atlântico.
L. rufipes - Toda a América Central e Colômbia
L. laeta - Toda a América do Sul até a América Central (Chile, Peru, Colômbia, Equador, Argentina, Guatemala e Honduras).
L. gaucho - L. similis - Brasil
L. variegata - Paraguai
L. spadicea - Bolívia
L. lutea - Colômbia e Equador
Habitats: Habitam os climas quentes e temperados e no continente americano ocorrem cerca de 50 espécies diferentes.
Ação do veneno (peçonha): O veneno tem ação proteolitica e hemolítica e, se manifestam tardiamente, em torno de 12 a 24 horas após o acidente.
Quadro clínico: O quadro clínico cutâneo caracteriza-se por edema, eritema, dor local emelhante a queimadura. Quando há comprometimento cutâneovisceral, observamos febre, mal-estar generalizado, icterícia, equimose, vesículas, bolhas, necrose e ulceração. A urina torna-se escura, cor de "coca-cola".
Pode evoluir para oligúria, anúria e insuficiência renal aguda, semelhante ao que ocorre no acidente crotálico.
Pode evoluir para oligúria, anúria e insuficiência renal aguda, semelhante ao que ocorre no acidente crotálico.
Tratamento: (O tratamento específico é feito com o soro antiaracnídeo e/ou antiloxoscélico, 10 ampolas pelas via endovenosa. O tratamento complementar consiste na limpeza local com anti-sépticos e hidratação do doente de maneira semelhante ao preconizado para o acidente crotálico.
A vacinação anti-tetânica está indicada. Os antibióticos devem ser utilizados quando houver infecção secundária de maneira semelhante ao preconizado no acidente botrópico. O emprego do soro específico deve ser feito até 36 horas após o acidente.
A vacinação anti-tetânica está indicada. Os antibióticos devem ser utilizados quando houver infecção secundária de maneira semelhante ao preconizado no acidente botrópico. O emprego do soro específico deve ser feito até 36 horas após o acidente.
Conduta frente a picadas de Aranhas e Escorpiões:
- Evitar que o paciente se movimente muito;
- Não fazer torniquete no membro acidentado;
- Aplicar compressas frias (10 a 15 ºC) nas primeiras horas;
- Aplicar respiração artificial, caso a pessoa não estiver espirando bem.;
- Encaminahr ao serviço médico.
IMPORTANTE: Toda pessoa agredida por aranhas deve ser encaminhada ao Pronto Socorro e se possível levar a aranha para identificação. Lembre-se sempre que a rapidez de atendimento em acidentes com qualquer animal Peçonhento pode significar a diferença entre a vida e a morte. A auto medicação pode ser fatal e não deve ser realizada. Procure sempre um médico e o pronto socorro mais próximo.
Marcadores:
TIPOS DE ARANHAS
As aranhas
As Aranhas
Importância das aranhas para o meio ambiente
As aranhas são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico pois, sendo carnívoras, alimentam-se principalmente de insetos que prendem nas teias ou que caçam ativamente, usando o veneno.
Inimigos Naturais
Seus inimigos naturais são predadores ocasionais como pássaros, sapos, lagartixas. Elas também são canibais e é freqüente que os filhotes saídos de uma ooteca se entre devorem, restando apenas os mais aptos a sobreviverem. Há ainda inimigos especializados como parasitas (ácaros) e vespas que depositam os seus ovos no abdômen das aranhas que servirá de alimento para as larvas. O homem, procurando quase sempre matar as aranhas que surgem na sua frente e também indiretamente, empregando agrotóxicos e destruindo o seu habitat, pode ser considerado um grande inimigo.
As aranhas e o perigo para o homem
As aranhas perigosas já são conhecidas desde Sócrates e Aristóteles. As primeiras citações de acidentes humanos causados por aranhas, nas Américas, são de Robie (1723) e de Hulse (1839).
O número de espécies realmente causadoras de acidentes graves não ultrapassa o de 30 em todo o mundo e pertencem apos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus. Outras espécies, não pertencentes a estes gêneros, podem picar, porém geralmente a conseqüência é apenas uma dor local.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS DO
REINO ANIMAL
Plano de Aula
Escola: Estadual Euclides Feliciano Tardin
Tema: Reino Animal (Invertebrados).
Público alvo: discentes E.Fundamental (7ºano)
Tempo previsto: dois tempos de 50 min.
Objetivos: Levar os alunos a reconhecerem os principais integrantes deste reino, bem como suas principais características.
Estratégias / Metodologia: Depois de expor as aulas em Power Point , levá-los a visualizarem o resumo da aula proposta sobre o reino animal a fim de que eles selecionando os links possam visualizar fotos, matérias relacionados ao tema, dicionário on-line sobre as palavras desconhecidas.
Recursos didáticos utilizados: Programa Power point (computador) e laboratório de informática.
Avaliação: Propor uma pequena atividade dentro do que foi demonstrado no resumo em hipertexto para verificar se todos estão familiarizados com a internet e com esta nova ferramenta, o hipertexto.
Reino Animal
Caracterização
Atualmente são conhecidas cerca de 1 milhão de espécies pertencentes ao Reino Animal, enquanto outras estão sendo constantemente identificadas. Esses organismos, chamados genericamente de animais, possuem características comuns:
- São peculiares, eucariontes e heterotróficos (grego hetero = outro, diferente; grego trophé = nutrição). Suas células não possuem parede celular.
- Como são heterotróficos dependem, para sua nutrição, de outros seres vivos.
- A maioria dos animais é capaz de se locomover. As espécies que não se locomovem são aquáticas e recebem os alimentos trazidos pela água.
- A maioria dos animais possui sistema nervoso e é capaz de reagir rapidamente a estímulos.
- A reprodução geralmente é sexuada (com troca de gametas).
Estudaremos de início os animais que não possuem coluna vertebral, por isso são chamados de Invertebrados. Como alguns integrantes temos: poríferos, celenterados, platelmintos, nematoda, anelídeo, artrópoda, anelídeos..
Invertebrados
1 - Filo Porifera O Filo Porífera (poríferos) é constituído pelas esponjas, animais sésseis (fixos) que vivem em ambiente marinho e de água doce.
Quanto à forma, as esponjas podem ser tubulares, ramificadas globulares, em forma de copa etc.. Quanto à cor, em geral são cinzentas ou pardas. Encontram-se, contudo, esponjas vermelhas, amarelas, violetas, negras e azuis. Vivem reunidas em colônias que pode variar em tamanho de 1 milímetro a 2 metros .
O corpo das esponjas é recoberto por poros, daí o nome de Porifera (poros = poro, phorus = portador de) ao filo. As esponjas têm no ápice do corpo uma abertura denominada ósculo e internamente uma cavidade chamada átrio.
Os poríferos são animais filtradores: a água e os alimentos entram pelos poros, circulam pelo átrio, e pelo ósculo são eliminados juntamente com água os restos não-aproveitáveis. As esponjas podem se reproduzir tanto assexuadamente, por brotamento, quanto sexuadamente.
Na reprodução por brotamento aparece um broto; no corpo do animal que, depois de um determinado tempo pode soltar-se ou não e formar outro indivíduo.
2 - Filo Cnidaria
Os animais que compõem o grupo dos cnidários são aquáticos e quase todos marinhos.
Os cnidários compreendem as hidras, águas-vivas, caravelas, corais e as anêmonas-do-mar. Possuem simetria radial, pois seu corpo pode ser dividido em vários planos de simetria, dispostos em raios. esse filo encontramos dois tipos de indivíduos: as medusas, que são natantes, e os pólipos, que são fixos. A forma pólipo é cilíndrica, com uma das extremidades apoiadas num substrato qualquer e a outra livre. A medusa é arredondada (forma de guarda-chuva) e de vida livre. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis), e das caravelas (colônias flutuantes).
Ao longo de todo o corpo do animal, mas em maior quantidade nos tentáculos, aparecem células especiais chamadas cnidoblastos que, quando tocadas, lançam para fora um filamento com um líquido urticante. Esse líquido pode provocar sérias queimaduras no ser humano. Os cnidoblastos participam também na captura de alimentos.
A reprodução dos cnidários pode ser sexuada e assexuada. A reprodução assexuada pode ser feita por brotamento. A reprodução sexuada se faz por gametas, com fecundação externa (os gametas se unem na água) ou interna (no interior da fêmea).
Em muitos cnidários a reprodução assexuada se alterna com a reprodução sexuada, num ciclo que há também uma alternância das formas de pólipos e medusas. Esse tipo de reprodução é chamado alternância de gerações ou metagênese.
3 - Filo Platyhelminthes
Os platelmintos são vermes com o corpo achatado (plathyes = achatado; helminthes = verme ), também chamados de vermes em forma de fita.
São os primeiros animais a apresentar simetria bilateral. Isso quer dizer que esses animais têm o corpo formado por duas metades simétricas. Nós, por exemplo, somos bilaterais simétricos. Existe apenas um plano que divide imaginariamente nosso corpo em duas metades simétricas.
Alguns platelmintos, como as planárias, de vida livre, vivem na água ou na terra. Outros, como a tênia ou solitária e o esquistossomo, são parasitas de vertebrados, inclusive do homem.
A planária tem grande poder de regeneração: às vezes utiliza esta capacidade e divide-se assexuadamente ao meio. A metade anterior regenera a parte posterior e a metade posterior regenera a anterior. Os platelmintos reproduzem-se, na grande maioria das vezes, sexualmente. Existem platelmintos hermafroditas (tênia e planetária) e platelmintos de sexos separados (esquistossomo).
Muitos platelmintos têm grande interesse médico pois causam doenças em vários animais, inclusive no homem. Para compreender como doenças são adquiridas, faz-se necessário o estudo do ciclo vital dos platelmintos parasitas.
Vejamos agora algumas doenças causadas por platelmintos:
- Esquistossomose
A esquistossomose, também conhecida como barriga d'água, é doença causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). Esse verme parasita as veias do intestino, afetando também o fígado e as vias urinárias.
Ciclo da doença
A pessoa infectada, defecando em local inadequado, elimina os ovos do verme junto com as fezes. Se eles atingirem a água doce, desenvolvem-se em larvas chamadas miracídios. O miracídio precisa de um caramujo para continuar seu desenvolvimento. Não qualquer caramujo, mas só dos gêneros Biomphalaria e Planorbis. Após infestar o caramujo, o miracídio sofre inúmeras transformações e passa a chamar-se cercária. A cercária sai do caramujo e fica nas águas paradas dos lagos, açudes ou represas. Quando uma pessoa entra em contato com a água contaminada, seja lavando roupa, banhando-se ou brincando, a cercária penetra pela pele e circula através da corrente sangüínea, chegando ao fígado, onde torna-se adulta e o ciclo reinicia.
Como você pode perceber, o esquistossomo precisa de dois hospedeiros para se desenvolver completamente: um intermediário (que abriga as fases jovens do parasita); o caramujo; e um definitivo (que abriga a fase adulta do verme); o homem.
Sintomas : Os sinais e sintomas da esquistossomose têm relação com a localização dos vermes no organismo humano. Os doentes apresentam, geralmente, aumento do tamanho do fígado e do baço e do volume abdominal.
Profilaxia: A profilaxia da doença faz-se pelo combate ao caramujo, que é hospedeiro intermediário. São também importantes as medidas relativas à educação sanitária, desincentivando o uso de água parada como lugar para banhos.
A tênia é também chamada de solitária pois geralmente encontra-se apenas um verme no corpo do hospedeiro. Há dois tipos de solitárias: a Taenia solium e a Taenia saginata. Ambas são parasitas intestinais e causam doença chamada teníase, sendo que uma adquire-se ingerindo a carne de porco contaminada (Taenia solium) e a outra carne de vaca (Taenia saginata).
O corpo desses animais é dividido em partes chamadas proglotes. São animais hemafroditas capazes de se autofecundar, sendo que os espermatozóides de uma proglote fecundam os óvulos de outra proglote de um mesmo animal. As proglotes depois de fecundadas e cheias de ovos são chamadas proglotes grávidas.
Junto com as fezes de um indivíduo contaminado saem as proglotes cheias de ovos. Esses ovos podem ser ingeridos por um porco ou vaca. Dentro do corpo do animal esses ovos dão origem a larvas que perfuram a parede do intestino e são conduzidas pelo sangue até os músculos (carne). Aí elas se desenvolvem, formando uma bolinha branca chamada cisticerco, também conhecida como canjiquinha e pipoca. Se o homem comer essa carne mal cozida ou mal passada, os cisticercos poderão desenvolver-se em seu intestino, dando origem a uma tênia.
Sintomas: Os sintomas da teníase são dores abdominais, alterações no apetite, diarréias e ocasionais nervosismos. A teníase é muito prejudicial à saúde, pois a tênia consome praticamente todo o alimento que a pessoa ingere, deixando-a bastante fraca.
Profilaxia : A profilaxia pode ser feita evitando-se comer carnes de porco ou de boi mal cozidas; através da construção de sanitários em locais adequados; do tratamento da água dos esgotos e da inspeção rigorosa da carne de porco e de boi nos abatedouros dos açougues.
Há uma forma ainda mais grave dessa doença que recebe o nome de cisticercose. Grave, e às vezes fatal, essa doença é contraída através da ingestão de ovos do verme em frutas ou verduras mal-lavadas. Quando isso acontece, repete-se no organismo humano aquilo que acontece no boi ou no porco: os ovos dão origem a larvas que atravessam a parede intestinal e atingem órgãos como o globo ocular, os pulmões e o cérebro. Os sintomas dessa doença dependem da localização dos cisticercos.
Marcadores:
Reino Animal 1 e ATIV.2-7 TIC
Assinar:
Postagens (Atom)